Hoje venho partilhar convosco, mais uma preocupação das mulheres, a famosa flacidez. E a boa notícia que tenho para vos dar é que, apesar de ser um dos maiores fantasmas que atormentam as mulheres, a flacidez é dos problemas mais fáceis de erradicar (consoante a idade, claro…). Na maioria dos casos, basta mudar os hábitos alimentares e aumentar a prática de exercício físico.
E o que é a flacidez?
A flacidez é o enfraquecimento, a diminuição e o enrijecimento das fibras de colagénio (fibras elásticas) que sustentam os tecidos do nosso organismo.
Há um acúmulo de pele em regiões do corpo que começam a perder a elasticidade, e surge a destruição ou a desidratação dos fibroblastos (nome das células da derme responsáveis pela secreção das fibras de elastina e colagénio). Estas fibras são as que dão vigor e rigidez ao tecido cutâneo.
A flacidez acontece quando há uma atrofia do tecido muscular ou cutâneo.
A flacidez muscular é profunda e mais difícil de ser tratada, pois aparece em decorrência do desgaste das fibras de sustentação dos músculos.
Já a flacidez dérmica apresenta uma mera desorganização dessas fibras, pois há uma menor produção de colegénio e elastina, as proteínas que dão vigor e rigidez ao tecido cutâneo.
É comum os dois tipos aparecerem associados, dando um aspecto ainda pior às partes do corpo afetadas.
As principais causas:
- envelhecimento
- sedentarismo
- emagrecimento
- predisposição genética
Ainda que o metabolismo do organismo varie de pessoa para pessoa, os anos passam por todos e, mais cedo ou mais tarde, a pele do corpo sofre o processo de envelhecimento devido às alterações nas fibras de colagénio que comprometem a tonicidade muscular. Não é só o seguro que morre de velho, as células também.
E se é mulher e está a ler este artigo, então tome consciência que após a menopausa, os cuidados com a flacidez devem ser redobrados para manter a firmeza da pele. Nesta fase da vida, dá-se uma acentuada diminuição do colagénio e da elastina da pele, reduzindo-lhe drasticamente a hidratação.
Soluções existem sim, a mudança na alimentação, o exercício físico e, claro, os tratamentos do Método Izabel de Paula®.
Em casa, pode sempre recorrer ao uso diário do meu Gel Leg Fit Express e à toma do Suplemento alimentar de colagénio.
E, se ainda não conhece o meu livro ‘Os Pecados do Corpo’, esta é uma boa oportunidade pois nele encontrará um amigo que a ajudará a alcançar uma melhor qualidade de vida.
Mezinha Izabel de Paula para a Flacidez:
* numa tigela, misture bem 1 clara de ovo, 1 colher de chá de mel e 1 colher de chá de gelatina em pó sem sabor. Aplique nas zonas de maior flacidez. Deixe secar e atuar durante 30 minutos. Retire com água fria.