Patrimónios, em mais uma ida à televisão, decidi partilhar convosco as minhas poderosas dicas caseiras. Dei, ainda, a conhecer aos telespectadores do programa “Manhã CM”, do canal, CMTV, os meus dois livros: ‘Barriga Fit’ e ‘Os Pecados do Corpo’, dois guias essenciais que vos ajudarão e acompanharão na mudança. O tema da minha rubrica foi a tão inestética celulite.
Mas saibam que a celulite é a prova de que têm um valioso património feminino e que produzem estrogénio, a hormona feminina que faz de todas nós mulheres com curvas. É o estrogénio que origina e define as características femininas como, por exemplo, o tamanho dos seios, a largura das ancas, a textura e o brilho da pele. Até aqui tudo perfeito. O estrogénio gera mulheres lindas e é absolutamente necessário.
Portanto, a celulite não é mais do que uma alteração na estrutura fisiológica da pele, causada pelo modo como as células adiposas femininas se organizam. E como temos uma estrutura desorganizada dos adipócitos femininos, a mulher tem tendência a ganhar peso, pois começa-se a inchar e a armazenar gordura. A mulher começa lentamente a engordar, a inchar, fica com os vasos sanguíneos comprimidos, surge a retenção de líquidos e, de repente, a celulite torna-se visível.
A celulite está diretamente relacionada com o nosso estilo de vida e com a nossa alimentação, por isso, assim que retiram o lixo da alimentação, o metabolismo começa a mudar, e quando eu digo a mudar é a mudar completamente do dia para a noite.
Se estiverem a ingerir lixo constantemente, (álcool, bolos, refrigerantes, doces…), o fígado estará sempre sobrecarregado a eliminar esse lixo tóxico e não terá tempo para limpar o seu próprio lixo metabólico, iniciando-se, assim, o processo de inflamação das células adiposas que, aos poucos, incham, adoecem e se transformam em celulite visível e em gordura.
Ainda que a alimentação seja a base de toda a transformação do seu corpo, boa e má, existem outros fatores que podem influenciar o aparecimento da celulite: a hereditariedade, as alterações hormonais, uma má circulação, o sedentarismo, o excesso de peso e o efeito ioiô.
De seguida podem aceder ao video do programa, basta clicarem na imagem e depois deixo-vos as dicas que partilhei no programa.
Um beijinho e cuidem do património mais valioso, vocês próprias!
As receitas das dicas que partilhei:
ESFOLIAÇÃO CELULITE
1 colher de sopa de café moído
1 colher de sopa sal grosso
Gel banho q.b.
Numa tigela, misturar todos os ingredientes. No duche, com a pele húmida, massajar as zonas com mais celulite. Façam a massagem com movimentos circulares (sentido dos ponteiros do relógio) durante cerca de 10 minutos. Passem por água fria. (Podem fazer 3vx por semana)
MÁSCARA REDUTORA CELULITE
1 colher de sopa de Argila verde
1 colher de sopa de Canela
1 colher de sopa de café moído
1 colher de sopa de sal grosso
Chá verde morno q.b.
Misturar tudo até formar uma pasta homogénea e passar na zona que tem celulite. Aplicar de seguida, bem justo a película aderente, e depois o papel laminado. Deixe 50 mins e retirar com água.
DRENANTE NATURAL
1,5 litro chá verde
1 Punhado salsa
1 Pedaço gengibre
3/4 pedaços de Aipo
1/2 limão com casca cortado em pedaços pequenos
Triturar tudo numa liquidificadora e beber.
Repetir todos os dias, durante uma semana. Poderá efetuar esta mesma dica usando apenas o suficiente de chá verde para a mistura dos ingredientes, de forma a fazer um shot matinal.