Há vários tipos de massagens – todos eles com técnicas específicas –, mas hoje vou falar-lhe e ensinar a massagem relaxante, que a vai ajudar a relaxar.
Recomendo que use um óleo da sua preferência, mas eu recomendo os óleos de rosa mosqueta, jojoba, limão, toranja, zimbro, cipreste, amêndoas doces, gergelim ou semente de uva. Contudo, o importante é que as suas mãos deslizem bem e que o óleo seja bom.
A massagem em casa deve ser feita de preferência, com calma, à noite, depois de um bom banho e de uma revigorante exfoliação ao corpo. Pode fazer a exfoliação com vários produtos naturais que tenha em casa, como, por exemplo, misturando sumo de lima com açúcar mascavado ou esfregando o corpo, apenas, com um punhado de sal bem grosso mas nada melhor para acelerar o metabolismo que uma exfo- liação com borras de café e mel. Para isso, misture bem, numa tigela, duas colheres de sopa de mel e três colheres de café moído, até formar uma pasta consistente. Passe o corpo por água quente, para abrir os poros e, de seguida, aplique a mistura com força, em movimentos circulares, sobre as zonas mais críticas do corpo (barriga, flancos, coxas…), durante aproximadamente três minutos. Deixe atuar mais dois minutos, sensivelmente, e enxague com água bem fria, para aproveitar bem os nutrientes do café. Uma das excelentes propriedades do café são os seus efeitos antioxidantes e estimulantes que vão rejuvenescer e reafirmar a pele. Quanto ao mel, graças às suas enzimas naturais, ajuda a limpar profundamente a pele e a eliminar toxinas. Depois de passar o corpo por água fria, volte a passá-lo por água tépida para abrir os poros e, de seguida, dê início à massagem.
A massagem relaxante é excelente depois de um longo e extenuante dia de trabalho. Como o stress também é uma das causas da celulite e da retenção de líquidos (além de ser uma poderosa causa de envelhecimento), uma massagem relaxante acaba por ajudar no combate a esses dois flagelos. O primeiro passo, como já disse, é exfoliar o corpo na área a massajar com movimentos fortes e circulares para ativar a circulação sanguínea e remover as células mortas. Depois, retire o produto que utilizar com água bem fria e passe à fase da massagem, usando um bom óleo. Para fazer esta massagem, siga os passos seguintes:
* Acenda uma vela (aromática ou não) e procure que o ambiente tenha pouca luz.
* Verifique se a temperatura está agradável.
* Ponha uma música suave.
* Espalhe bem o óleo nas duas mãos, friccionando-as.
* Comece pelas pernas. Deslize as duas mãos suavemente ao longo
da perna, desde o pé até ao fim da coxa
* a palma da mão deve fazer uma pressão suave e as pontas dos dedos uma pressão ligeiramente maior, mas sem provocar dor. Como se trata de uma automassagem, ser-lhe-á difícil massajar a parte de trás da perna por isso tente envolver com as duas mãos toda a perna.
* O movimento deve ser sempre suave e de baixo para cima, já que o objetivo é empurrar o sangue para o coração.
* Na barriga, faça movimentos circulares a partir do umbigo, no sentido dos ponteiros do relógio, e vá aumentando o círculo até cobrir toda a zona abdominal. Repita várias vezes.
* Belisque com as pontas dos dedos os ombros e o pescoço, zonas que acumulam muita tensão.
* Termine com uma massagem suave ao couro cabeludo e ao rosto. Fixe os dedos no couro cabeludo e, sem os mexer, faça movimentos circulares com pressão suficiente, mas suave, para movimentar o couro cabeludo. No rosto, faça movimentos circulares e delicados ao redor das têmporas. De seguida, com o polegar e o indicador, dê pequenos e suaves beliscões ao longo das sobrancelhas, insistindo na zona perto do nariz, fazendo pressão.
* Termine fazendo pressão nos ouvidos. Tape-os e destape-os três vezes.
* Deite-se e fique de olhos fechados entre cinco a dez minutos. Deixe o pensamento voar. Imagine que está numa floresta por onde passa um grande e longo rio. Sente-se à beira-rio com os pés dentro de água e observe o correr do curso das águas. Mergulhe. Deixe-se levar pela corrente do rio e veja… onde irá “desaguar”.