A celulite não é mais do que uma alteração na estrutura fisiológica da pele, causada pelo modo como as células adiposas femininas se organizam e que é, infelizmente, uma forma muito menos organizada do que a das células adiposas masculinas. A mulher começa lentamente a engordar, a inchar, fica com os vasos sanguíneos comprimidos, surge a retenção de líquidos e, de repente, a celulite torna-se visível. As causas essas podem ser várias como é o caso do estilo de vida, a sua alimentação, a hereditariedade, as alterações hormonais (uso da pílula, por exemplo), uma má circulação (evite usar roupa muito apertada, ter as pernas cruzadas e manter-se sentada durante muito tempo), o sedentarismo, o excesso de peso (há um excesso de lixo no organismo) e o efeito ioiô (que devido às dietas drásticas deixa a pele flácida e contribui muito para o aparecimento da Celulite). E hoje vou responder a algumas perguntas que me fazem em gabinete.
Porque é que há pessoas que têm mais do que outras? É uma questão de genética?
Poderá ser uma questão de genética ou então causada por um dos fatores que referi em cima. Imagine que mulheres da sua família sejam propensas à celulite, é natural que você também o seja. Já, por exemplo, se tiver um estilo de vida sedentário, saiba que esse é o maior vilão da celulite. Por isso se não gosta de exercício físico, caminhe pelo menos uma hora por dia a passo rápido.
Porque é que é mais comum nas mulheres do que nos homens?
É mais comum nas mulheres, porque as células adiposas femininas organizam-se de uma forma menos organizada do que a das células adiposas masculinas. Esta estrutura desorganizada dos adipócitos femininos faz com que, quando a mulher ganha peso, as células adiposas comecem a inchar e a armazenar gordura. Outro fator prende-se pelo facto dos homens produzirem mais testosterona, o que lhes permite ganhar mais massa muscular, em vez da massa gorda que as mulheres acumulam com mais facilidade.
Quais os alimentos que ajudam a combater este problema?
Água, pois ajuda a drenar; Chás que acelerem o metabolismo e promovam a boa circulação (chá verde, chá de cavalinha, chá de centelha asiática, chá oolong, chá mate, chá de goji e chá de noz de cola); ananás que é excelente para a celulite; verduras como alface, rúcula, pepino; legumes como brócolos, espinafres, feijão-verde; Salmão e sardinha, que ricos em antioxidantes e ajudam a fortalecer as fibras da pele; as sementes de girassol, ricas em vitamina B6, são excelentes para combater os nódulos da Celulite; os frutos vermelhos, ricos em antioxidantes, estimulam a produção de colagénio, sendo, consequentemente, excelentes para melhorar a textura da pele; a Banana, cenoura, cebola, couve-flor, gengibre, citrinos, frutos vermelhos, ananás, abacate, maçã, melão e rúcula que, também, são excelentes aliados no combate à celulite.
Que tratamentos são mesmo eficazes na redução da celulite?
No meu novo livro ‘Os Pecados do Corpo’ apresento uma secção de DICAS DE BELEZA em que durante um mês aconselho vários tratamentos. Deixo-vos dois deles. O resto encontram no livro.
Semana 1: numa tigela, misture bem 1⁄2 chávena de açúcar mascavado, 1⁄2 chávena de café moído e uma chávena de azeite. No duche, com a pele húmida, massaje as zonas com mais celulite. Faça a massagem com movimen- tos circulares durante cerca de 10 minutos. Passe por água fria.
Semana 2: no banho, massaje o corpo todos os dias com uma luva de crina em movimentos ascendentes, lave-se da cintura para baixo com água bem fria e, depois do banho, aplique no corpo um bom creme anticelulítico.
E, se quiserem aprofundar ainda mais este assunto, marquem uma avaliação corporal comigo na minha Clínica em Lisboa, 966 423 050.