Quem nunca sentiu, ao final do dia, as pernas inchadas, os anéis apertados, os pés a querer rebentar os sapatos como se, de repente, tivesse dez quilos a mais?
Em média, um corpo adulto é composto por 65% de água e durante as 24 horas do dia, o corpo tenta equilibrar o total de água necessária ao bom funcionamento do organismo. Quando há défice de líquido, o corpo começa a desidratar, a reter líquidos e a criar edemas. Por outro lado, quando há líquido em excesso, o corpo entra em sobrecarga.
A maior parte dos líquidos que ingerimos serve para o organismo executar as suas funções biológicas como, por exemplo, hidratar células e libertar toxinas. Assim, quando ingerimos líquidos, esses mesmos líquidos são canalizados para as funções biológicas do organismo. A retenção de líquidos é, por assim dizer, a acumulação excessiva de líquidos que extrapola das veias e provoca inchaço nas zonas afetadas. As zonas mais afetadas são por norma os pés, as pernas, o abdómen e as mãos.
É preciso ter atenção à retenção de líquidos, porque ela pode ser um sinal de que o seu corpo está com mau funcionamento renal, mau funcionamento cardíaco ou alterações hormonais. Neste sentido, é sempre aconselhável consultar um médico para despistar se sofre de alguma doença circulatória ou se essa retenção é apenas fruto de maus hábitos alimentares.
Nas avaliações corporais que faço na minha Clínica, em Lisboa, vejo diariamente mulheres com esta patologia, por isso para além de as direccionar para os meus tratamentos em gabinete, que neste caso específico seria o Tratamento Leg Fit Express®, que tem por objetivo fazer a reabilitação do sistema linfático e sanguíneo, eliminando dessa forma a retenção de líquidos das pernas. Aconselho também algumas dicas relevantes que devem fazer parte do seu dia a dia.
Em breves palavras o que fazer?
✳ Beba muita água.
✳ Beba chás diuréticos, como chá de casca de abacaxi, de cavalinha ou de hibisco.
✳ Controle o consumo de sódio (a OMS recomenda 5 g de sódio por dia).
✳ Conheça os alimentos que contêm sódio, pois ele não existe só no sal. Sopas de pacote, alguns queijos, como o parmesão, enchidos, alimentos em conserva, margarinas com sal, caldos de carne, molho de soja, aperitivos salgados são alguns dos exemplos onde pode encontrá-lo.
✳ Reduza a ingestão de sal ou opte por um sal light ou marinho.
✳ Tenha uma alimentação rica, correta, variada e equilibrada.
✳ Coma alimentos ricos em potássio, como batata, amendoins, amêndoas, pinhão, pistache, banana, kiwi, ameixa, melão, melancia, enchidos, queijos, espinafre, tomate, brócolos, pepino, cenoura, beterraba…
✳ Reduza o consumo de hidratos de carbono refinados (refrigerantes, pão, bolos e bolachas, gelados…).
✳ Consulte o seu médico e tome um suplemento de magnésio, importante para o bom funcionamento do metabolismo e síntese proteica.
✳ Evite o sedentarismo.
✳ Pratique exercício físico.
✳ Evite usar roupa apertada.
✳ Faça massagens de drenagem linfática com regularidade.
✳ Tome o Suplemento Leg Fit Express – Pernas Leves.
Estes são apenas alguns exemplos de hábitos alimentares e cuidados diários que devemos ter no nosso dia a dia, ainda assim gostaria de partilhar umas dicas especificas que podem encontrar no meu livro ‘Os Pecados do Corpo’.
E já sabem, cuidem do vosso património mais valioso, vocês mesmas!